Realizar compras é um processo básico e inevitável para que uma organização – empresa privada ou órgão público – tenha os insumos ou materiais necessários às suas atividades diárias. E certamente uma gestão de compras eficiente impacta de forma positiva nos resultados dessas organizações. Logo, setores como compras, estoque e vendas devem ser estratégicos para redução de custos e otimização desses resultados.
Nesse contexto, engana-se quem pensa que somente grandes organizações – que realizam a compra de imensas quantidades de insumos ou produtos – devem fazer uma gestão de compras eficiente. Se para elas é uma questão de organização e lucratividade, para pequenas e médias organizações, de qualquer segmento, trata-se de uma questão de sobrevivência.
Neste texto veremos o que é gestão de compras eficiente e 5 pontos indispensáveis para realizá-la. Então, se você precisa deste conteúdo, acompanhe-o até o fim. Vamos lá?
O que é gestão de compras?
Gestão de compras nada mais é do que o planejamento e a organização de todo o processo de compras em uma corporação, seja ela de natureza pública ou privada. Por meio desse processo, todo o ciclo de insumos ou suprimentos é administrado, tendo em vista a integração de setores de produção, manutenção e logística.
Em outras palavras, é o controle da quantidade de materiais ou insumos a serem comprados para cada etapa, visando sempre à melhor relação entre preço, prazo e qualidade, obtendo, por consequência, economia e organização.
Os benefícios da gestão de compras
A gestão de compras eficiente é capaz de proporcionar diversos benefícios a uma organização, dentre os quais podemos mencionar:
• Organização de processos;
• Ajuste de finanças;
• Redução de riscos;
• Redução de custos;
• Lucratividade;
• Previsibilidade;
• Negociação otimizada com fornecedores.
Para contar com tais benefícios, é necessário que a gestão de compras constitua uma tríade com os setores de vendas e estoque, considerando, quando for o caso, a necessidade das saídas e a quantidade de insumos ou produtos estocados.
Integrar as informações e padronizar as ações dessas três áreas da sua organização, chegando a um alinhamento estratégico entre elas, vai não apenas melhorar seus resultados, mas proporcionar condições para uma análise mais clara de todo o processo.