Quando se pensa em controle e otimização de processos em uma organização – seja ela pública ou privada –, é inevitável abordarmos a adoção de um Sistema de Gestão Integrada. Mas você sabe, exatamente, o que é isso?
Um Sistema de Gestão Integrada (SGI) equivale a um Enterprise Resource Planning (ERP) – em português, Planejamento dos Recursos da Empresa – e constitui-se em uma poderosa solução cuja principal característica é reunir dados de uma organização em apenas um lugar, uma base de dados e ações automatizadas que pode determinar o êxito de uma empresa ou órgão público.
Trata-se de um software utilizado por gestores para ter uma visão panorâmica e mais assertiva da sua própria organização, otimizando recursos humanos e materiais, tudo baseado em dados reais – não em suposições.
Por isso, um Sistema de Gestão Integrada pode trazer diversos benefícios a empresas privadas, organizações públicas ou empresas contábeis, por exemplo. Confira alguns deles a seguir!
1 Padronização de processos
Toda organização visa ao crescimento e ao desenvolvimento. Porém, um crescimento desordenado pode pôr tudo a perder. Daí a importância de um Sistema de Gestão Integrada para estruturar um desenvolvimento salutar.
A utilização de um ERP direcionará os colaboradores no sentido da padronização de processos, conduzindo-os, assim, à implementação das melhores práticas no segmento de atuação.
Na prática, isso significa redução de custos e eliminação de trabalhos manuais em diversas tarefas, resultando em aumento de produtividade, já que os colaboradores poderão se focar em ações mais estratégicas, enquanto o sistema se encarregará de uma série de processos automaticamente.
2 Abolição de diversos softwares
Imagine uma corporação que utiliza diferentes programas para diversas tarefas, como contas a pagar, contas a receber, impostos, folha de pagamentos, controle de produção, controle de estoque, controle de vendas, etc.
Não é difícil concluir que não será possível a integração de todas as informações, sem contar com o custo elevado de adquirir todos os softwares e o trabalho para geri-los. Tudo isso implica em perda de tempo e dinheiro.
Com a implementação de um Sistema de Gestão Integrada, você agregará todos os processos, havendo um controle de gerenciamento do início ao fim. Não apenas os custos são reduzidos, mas melhora-se a comunicação interna da organização.
3 Diminuição de retrabalho e confiabilidade de informações
Um Sistema de Gestão Integrada promoverá a drástica redução de retrabalho, fazendo com que as informações transitem pelos vários setores da organização sem manipulação ou alteração de dados.
Com as tarefas automatizadas, os recursos humanos poderão se dedicar a tarefas mais complexas. Além disso, considerando que os dados não serão mais manipulados, a margem de erros diminuirá, aumentando, por consequência, o grau de confiabilidade.
4 Melhor gerenciamento de estoque e redução de perdas
Com um Sistema de Gestão Integrada, é possível melhorar a gestão de compras e de estoque, reduzindo, dessa forma, os gastos de uma corporação. Um software eficiente proporciona ao gestor grande controle sobre entradas e saídas de produtos, proporcionando um gerenciamento muito mais simples e eficaz.
Havendo uma visão clara, a redução de custos e perdas se revelará em todas as etapas de um projeto, seja em planejamento, execução, cadeia produtiva ou logística. Assim, todas as operações que não agreguem valor a um produto final serão removidas do processo.